Publicações
Estudos
19
Fev
2026
Daniel e a Predição da História Mundial

Daniel e a Predição da História Mundial

Texto Básico: Daniel 2:16-28

Texto Básico: Daniel 2:16-28

Verso Áureo: "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz". Daniel 2:22)

  1. Deus já demonstrou que não quer que seu Povo ande em trevas quanto ao conhecimento de Sua vontade e dos acontecimentos vindouros, como ocorre com os que não O servem ou militam em religiões pagãs. Por meio dos profetas bíblicos o Senhor revela-nos o futuro, Suas gloriosas promessas e como podemos alcançá-las. Daniel revelou a Nabucodonosor fatos concernentes a seu reino e o futuro de toda a humanidade, até aos dias da implantação do reinado messiânico.
  2. RECAPITULAÇÃO:

a) - Deus revela o futuro por meio de seus profetas .................Amós 3:7

b) - Revela os acontecimentos do fim, desde o princípio ........Isa 46:10

c) - Quem tem acesso ao verdadeiro conhecimento ...............Prov 2:6, 7; Mat 13:10-12

d) - A importância das profecias em nossos dias ....................2 Ped 1:19-21

3.O monarca caldeu teve um sonho, do qual não se lembrava mais. Convocou os sábios de seu reino para lhe adivinharem o sonho e darem a interpretação. Como ninguém era hábil para tal, irou-se e mandou que todos fossem mortos. Esta ordem atingiria igualmente a Daniel e a seus companheiros hebreus. Daniel pediu a Arioque, oficial do rei, para que pudesse buscar ao Senhor e dar a resposta. Daniel teve a revelação e apresentou-se a Nabucodonasor, impedindo, desta forma, a extinção dos sábios de Babilônia. (Dn 2:1-28)

4. Quando Daniel revelou ao Rei a interpretação do seu sonho, uma importante verdade ficou clara: "A soberania de Deus". Ninguém seria apto a prestar o serviço que o monarca requeira se o Senhor não fosse com ele. Só o Senhor pode revelar os mistérios e o desconhecimento. Ele tira e coloca reis. Os reis, mesmo que os maus, só estão no poder por permissão do senhor (Am 3:7; Dn 2:18-28)

5. Daniel, passo a passo, relata ao monarca qual tinha sido seu sonho. Primeiramente, deixa claro que a interpretação que vai transmitir, é Obra do Deus dos Céus e não do homem. Falam da grande estátua, suas partes e os diferentes materiais que a compunham: ouro, prata, cobre, ferro e barro: (Dn 2:25-36).

6.Ao contemplar a estátua, uma pedra foi cortada sem mãos e lançada aos seus pés, esmiuçando-a totalmente. Sem mãos, significa que ocorreu algo independente da ação do homem. Após destruir por completo a estátua, a pedra tornou-se num grande monte e encheu toda a Terra (Dn 2:34, 35). Veremos na questão n° 06, o que isto significa.

7. As citações e o quadro seguinte mostram cada parte da estátua e seu significado. Vamos analisar, comparando cada detalhe da profecia com sua revelação dada ao rei:

Dan 2:29-32 com Dan 2:36-38

Dan 2:32 com Dan 2:39

Dan 2:33-35 com Dan 2:40-45

SÍMBOLOS DESTA PROFECIA

SÍMBOLO

GOVERNANTE

IMPÉRIO

ÉPOCA

Cabeça de Ouro

Nabucodonosor

Babilônico

606-538 a.C.

Peito e braços de Prata

Ciro e Dario

Medo-Persa

538-331 a.C.

Ventre e Coxas de Bronze

Alexandre/4 Generais

Grécia

331-168 a.C.

Pernas e pés em ferro e barro

Imperadores Diversos

Roma

168 a.C a 476 d.C.

8. A pedra representa a vinda de Cristo e o estabelecimento de Seu Reino aqui na Terra (Dn 2:44,45). Note que, depois do quarto reino mundial, não existe mais nenhuma reino de domínio humano. O quinto reino é de Cristo igualmente, após ferir e esmiuçar a estátua, a pedra se torna um grande monte e enche a toda a Terra. A pedra não retorna nem enche o céu. Monte significa reino. Os profetas Isaías e Miquéias apresentam-no como o monte da casa do Senhor e falam do comportamento das nações dentro deste governo. (Is 2:2-4; Mq 4:1-3). Outro detalhe importante é que não existe nenhum espaço de tempo entre o esmiuçar dos reinos terrenos e o estabelecimento do Reino Milenar Messiânico de nosso Senhor Jesus Cristo.

Estes fatos bíblicos contrariam os modernos teólogos, que defendem um quinto reino humano de sete anos dominado pelo anticristo. Neste tempo, a Igreja estaria no céu, antes da implantação do Reino Milenar de Jesus. Contraria também os que defendem um estágio de 1.000 anos no céu.

Comente essa publicação

Fale Conosco