A Importância do Estudo das Profecias
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS PROFECIAS
Texto Básico: 2 Pedro 1:10-21
Verso Áureo: "Certamente o senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas". (Amós 3:7)
- Por que estudar profecias? Que importância tem isto no contexto da salvação? Primeiramente, permita-nos dizer que quem não conhece as profecias bíblicas está, na verdade, em falta diante de Deus. A genuína fé implica em estarmos fundamentados nos ensinos dos profetas, sem os quais não temos como conhecer e justificar nossa esperança. Em que consiste nosso galardão? Se não sabemos o que esperamos, como anunciar boas novas aos outros? O estudo das profecias visa assegurar a esperança e a certeza do futuro com mais significado para o cristão. Pedro disse que as profecias são como uma luz que ilumina lugares escuros, ou seja, revelam-nos o desconhecido (2 Pedro 1:19)
- Deus sempre mostrou antecipadamente aos profetas as coisas do porvir e não quer que estejamos em trevas, ignorantes e desorientados. O que revelou é para conhecimento de seu povo: "Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas". (Amós 3:7) "As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei." (Dt 29:29) ver também 1 Ts 5:4-6. O fundamento da Igreja (Ef 2:20).
- Se não houver um conhecimento real e correto das profecias, o cristão não terá como entender as Escrituras. Poderá estar inseguro, inclusive, de sua própria salvação, crendo, esperando e transmitindo aos outros, coisas que não ocorrerão.
- Ao citar os Salmos aos apóstolos em Lc 24:44, Jesus provou-nos que estes não eram tão somente poéticos. Muitos deles falam de uma época em que Deus governará os povos e que todas as nações lhe serão submissas. Igualmente, falam a respeito do juízo de Deus e o destino dos justos e ímpios. É evidente que estas coisas ainda não se cumpriram, mas hão de acontecer no futuro. (Sl 46; 47; 52:5; 67, etc.). Conhecer as grandes verdades bíblicas é um privilégio dos sinceros e dos fiéis, pois estes realmente amam ao Senhor: "Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade (Pv 2:6, 7). Ver ainda Mt 11:25;13:11-15.
- Na verdade, existem nos dias muitas interpretações que valem-se de textos proféticos que não se cumprem. O que acontece é que certas correntes religiosas já traçaram sua própria escatologia e buscam, como suporte, subsídios nas Escrituras. Alguns estão lutando a todo o custo, para verem suas predições cumpridas. Quando estudamos a palavra, devemos deixar nossas opiniões e buscarmos a direção divina para entendê-la. Querer ajustar a palavra de Deus ao pensamento humano é um grande erro. Deus revela o fim, desde o princípio: "Que anunciou o fim desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade". (Is 46:10). Podemos e devemos esperar com segurança o cumprimento das profecias bíblicas. Nossa fé na palavra profética, tem como base fatos já comprovados. (Vide gráfico abaixo).
Predição e Cumprimento:
Cativeiro no Egito por 400 anos: Gn 15:13 ,14; At 7:6.7 - Cumpriu-se emÊx 1:18:13
Exílio por 70 anos em Babilônia: Jr 25:9-11 - Cumpriu-se em 2 Cr 36:17-23
Nasc. de Ciro (150 anos antes): e livramento de Judá: Is 44:25-28 - Cumpriu-se em Ed 1:1-3
Dispersão mundial prevista por Jesus: Lc 21:20-24 - Cumpriu-se a partir do ano 70
Retorno a Israel e a Jerusalém: Rm 11:25-27 - Cumpriu-se a partir do ano de 1948
"E temos mui firme, a palavra dos profetas, a qual bem estar atentos, como a uma luz que alumia em meu lugar escuro até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; por que a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram pelo espírito Santo"
